As observações astronômicas ocorrem no pátio à frente do Planetário da UFBA, de terça a sexta, das 18:30 às 20:00. Os eventos são gratuitos, por ordem de chegada.
No calendário abaixo, você pode encontrar os objetos astronômicos que poderão ser observados em cada dia.
Atenção: a realização dessa atividade estará sujeita às condições atmosféricas de cada dia, ou seja, não conseguiremos realizar a observação em caso de chuva ou tempo nublado.
Objetos que poderão ser observados no mês de Setembro
Objetos do Sistema Solar:
- Saturno: gigante gasoso, sexto planeta do Sistema Solar e notável pelos seus belos anéis e luas, Saturno estará visível para observação durante todo o mês de Setembro.
- Vênus: segundo planeta contado a partir do Sol, Vênus é o terceiro objeto mais brilhante do céu noturno, perdendo apenas para nossa Lua; visível por apenas alguns minutos após o pôr do sol, planejamos observá-lo em nosso Planetário no final do mês.
- Lua: satélite natural do nosso planeta Terra, destacando-se pela presença de belas crateras e dos famosos mares lunares.
Aglomerados estelares:
Observaremos alguns aglomerados estelares, que podem ser classificados entre abertos e globulares. Aglomerados abertos são compostos por estrelas jovens e brilhantes, geralmente dispersas em um pequeno espaço aparente no céu, além de serem menos densos e de formato mais irregular. Já os aglomerados globulares são formados por dezenas de milhares de estrelas, bem mais antigas; são densos e assumem uma forma aproximadamente esférica. Focaremos nossas observações nos do primeiro tipo. Os aglomerados que observaremos serão os seguintes:
- Aglomerado do Falso Cometa (NGC 6231): belíssimo aglomerado aberto na constelação de Escorpião, com estrelas azuis jovens e brilhantes.
- Aglomerado da Borboleta (M6): aglomerado aberto na constelação de Escorpião, com estrelas que formam um padrão semelhante a uma borboleta.
- Aglomerado de Ptolomeu (M7): aglomerado aberto, também localizado na constelação de Escorpião, facilmente visível com binóculos e telescópios de menor porte.
- Aglomerado do Capitão Gancho (NGC 6633): aglomerado aberto na constelação de Ofiúco, de tamanho aparente similar ao da Lua.
- Aglomerado de Graff (IC 4756): aglomerado aberto na constelação da Serpente, com estrelas azuis e brilhantes, facilmente visível com binóculos.
- Aglomerado M21: aglomerado aberto na constelação de Sagitário, próximo à Nebulosa Trífida, composto por algumas estrelas gigantes azuis.
- Aglomerado M23: aglomerado aberto na constelação de Sagitário, fácil de ser localizado com um binóculo ou um telescópio pequeno.
- Grande Nuvem de Sagitário (M24): não propriamente um aglomerado estelar, esse objeto na verdade trata-se de um campo da nossa galáxia, Via Láctea, rico em estrelas.
Nebulosas:
- Nebulosa da Lagoa (M8): bela mancha de gás na constelação de Sagitário acompanhada de uma grande quantidade de estrelas que formam o aglomerado aberto NGC 6530.
Estrelas:
- Zeta (1 e 2) da constelação do Escorpião: estrela dupla visual na constelação de Escorpião próximas ao Aglomerado do Falso Cometa (NGC 6231).
- Antares (Alfa da constelação do Escorpião): conhecida como "coração do Escorpião", é uma supergigante vermelha, uma das estrelas mais luminosas do céu noturno.
- Albireo (Beta da constelação do Cisne): belo sistema duplo no bico da constelação do Cisne formada por uma estrela de cor amarelada e outra com uma coloração azul mais pálida.
NOSSOS TELESCÓPIOS
O Unistellar eVscope 2 é um telescópio digital. Com um espelho de 114 mm de diâmetro e uma distância focal de 450 mm, ele é projetado para capturar imagens detalhadas do céu profundo. O grande diferencial deste telescópio é sua montagem computadorizada, que permite que a imagem seja processada e transmitida em tempo real para uma ocular digital ou dispositivos como tablets e smartphones. Graças ao seu banco de dados, o eVscope 2 pode localizar e seguir automaticamente dezenas de milhares de corpos celestes. | |
O Meade LX90 ACF 12’’ é um telescópio sofisticado, ideal para observadores que buscam detalhes impressionantes no cosmos. Com uma abertura de 305 mm e uma distância focal de 3050 mm, ele oferece imagens nítidas e detalhadas. Este modelo utiliza um sistema catadióptrico, combinando lentes e espelhos para uma visão superior. A montagem azimutal computadorizada com GPS integrado facilita o processo de observação: o telescópio se ajusta automaticamente e localiza objetos celestes com precisão. Tudo o que você precisa fazer é selecionar o objeto desejado no controle e o LX90 ACF cuidará do resto. | |
O Celestron Explorer 70mm é um telescópio compacto e fácil de usar, ideal para iniciantes. Com uma abertura de 70 mm e uma distância focal de 700mm, ele proporciona imagens claras e brilhantes dos objetos celestes. A principal vantagem deste telescópio é sua capacidade de se conectar ao seu smartphone para facilitar o direcionamento e a observação. É uma ótima escolha para quem está começando a explorar o espaço e quer uma ferramenta prática e acessível para descobrir o céu noturno. Além disso, ele possui um filtro solar onde é possível realizar observações solares e verificar mais detalhes do Sol. | |
O Meade Eclipse View é um telescópio refletor parabólico newtoniano, com uma abertura de 114 mm e uma distância focal de 450 mm. Ele se destaca pela sua montagem Dobson, que proporciona uma operação fácil e precisa, ideal para observações detalhadas. Este modelo é extremamente leve e portátil, e inclui um filtro solar, permitindo que você observe o Sol com segurança. Com um aumento máximo de 228x, o Eclipse View é perfeito tanto para exploradores do céu profundo quanto para aqueles interessados em observações solares. |