Eventos Astronômicos - Janeiro

Dias 2 e 3 de janeiro, Chuva de Meteoros denominada Quadrântidas, que será a primeira chuva de meteoros do ano e uma das mais bonitas. No pico, na noite de 2 a 3 de janeiro, podem produzir até 110 meteoros por hora.

O Hemisfério Norte terá a melhor observação, pois o radiante na constelação de Boieiro estará alto no céu do norte. Observadores no Hemisfério Sul, podem ver apenas alguns meteoros devido à posição mais baixa do radiante.

As condições de visualização deste ano são ideais — o pico coincide com uma lua crescente iluminada a 11%, então a luz da Lua não interferirá no espetáculo.

 

Dia 04 de janeiro, haverá aproximação do Planeta Saturno e Lua, proporcionando uma Ocultação Lunar de Saturno. O fenômeno ocorrerá às 13 horas e 56 minutos. O planeta Saturno passará a 0°36' da Lua. Esta é a maior aproximação entre Saturno e Lua até 2031!

Nosso satélite natural estará 24,7% iluminado, e o planeta Saturno brilhará com magnitude 1,1. Ambos os objetos estarão visíveis a olho nú nos dois hemisférios. Além disso, das 11 horas e 57 minutos às 15 horas e 44 minutos, a Lua ocultará o planeta Saturno em certos locais – uma ocultação lunar será visível sobre a Europa, África, oeste da Rússia e leste da Groenlândia.

 

Dia 06 de janeiro, a Lua estará em Quarto Crescente às 20 horas e 57 minutos, com 40% de iluminação.

 

Dia 13 de janeiro, o cometa C/2024 G3 (Atlas), estará no seu ponto mais brilhante. O cometa poderá ser visto a olho nu perto de seu periélio (maior aproximação do Sol), e com magnitude (brilho aparente) de pico prevista de 0,6.

O cometa terá melhor visibilidade no Hemisfério Sul, e permanecerá baixo no horizonte para os observadores do norte. Há também, a possibilidade de que ele não sobreviva ao periélio, ou que permaneça muito próximo ao Sol para ser facilmente visto.

Também no dia 13, a Lua estará em sua fase cheia, às 19 horas e 27 minutos, com 99% de brilho.

 

Dia 16 de janeiro, será o melhor dia para observar o planeta Marte, pois ele terá um brilho maior no céu noturno e permanecerá visível durante toda a noite. O planeta Marte, terá uma magnitude (brilho aparente) de -1,4 e um diâmetro visual de 14,6 segundos de arco. Este evento, conhecido como oposição do planeta Marte, ocorre apenas uma vez a cada 780 dias, tornando-o imperdível!

 

Dia 18 de Janeiro, Conjunção entre o planeta Saturno e o planeta Vênus.

Os planetas ficarão tão próximos no céu que parecerão estar separados por menos de meio grau. Este belíssimo evento pode ser observado após o entardecer, olhando para o sudoeste. Ambos os planetas brilharão em perfeita sincronia.

O planeta Vênus, resplandecendo em branco, será o mais brilhante e o planeta Saturno exibirá um tom dourado mais ténue. Embora este espetáculo seja visível a olho nu, o uso de binóculos ou de um pequeno telescópio permitirá apreciar pormenores maravilhosos a exemplo anéis do planeta Saturno.

 

Dia 19 de janeiro, dois planetas brilhantes se encontrarão no céu noturno! Às 23 horas e 26 minutos, o planeta Vênus (com magnitude de  -4,6) e o planeta Saturno (com magnitude 1,1) passarão a 2°12′ um do outro na constelação de Aquário.

Ambos os planetas, estarão visíveis a olho nu por algumas horas após o pôr do sol. Além disso, eles se juntarão a um alinhamento planetário que ocorrerá no dia 21 de janeiro, que incluirá também os planetas Marte, Júpiter, Urano e Netuno.

 

Dia 21 de janeiro, a Lua estará em sua fase de Quarto Minguante, às 17 horas e 32 minutos, com 57% de brilho.

 

Dia 29 de janeiro, a Lua estará em sua fase Nova às 09 horas e 37 minutos.   

 

Imagem: